quarta-feira, janeiro 24, 2007

Ai os blogs, os blogs…. esta bela maravilha!

Criei o meu primeiro blog em Maio de 2004, era um blog lamechas, deprimente até, onde apenas se podiam ler relatos de uma fase triste e de desilusão. Eu era uma daquelas pessoas que fazem parte da grande percentagem “só me saem grandes textos quando estou profundamente deprimida”, o que vendo bem as coisas agora de longe era quase todos os dias!

Nessa altura visitava bastantes blogs onde lia muitas coisas com que me identificava, conheci personagens que me maravilharam, mesmo que nunca tivessem passado disso mesmo, personagens e até acho que a magia estava precisamente no facto de saber que estava ali alguém por trás de toda aquela história que conhecia já tão bem mas que era uma imagem sem rosto, ficava fascinada com as histórias de vida, umas (tantas) tristes, outras com final feliz e ainda hoje de vez em quando penso no que terá acontecido a determinada “personagem”.

Habituei-me a comentar a vida de tantas outras pessoas, habituei-me a ir seguindo os passos de tantas cujo rosto idealizava e que secretamente desejava que fossem felizes, que encontrassem o que lhes faltava… e sei que muitas encontraram, por vezes ainda espreito a felicidade dos que apesar de a terem encontrado não mataram os seus blog’s.

Sim, também eu deixei algumas vezes o comentário: “como eu te compreendo!”, porque realmente compreendia e porque realmente não raras vezes ficava sem mais palavras ao ser tocada por meras palavras que me deixavam de lágrimas nos olhos.

Pessoas que eram amadas, pessoas que eram abandonadas, pessoas que estavam desencontradas, pessoas a quem a vida roubou quem mais amavam, pessoas que se encontraram, pessoas que se perderam, que se desiludiram, que se aventuraram, que viveram aventuras escaldantes, que se amaram de corpo e alma, pessoas que estão felizes porque um dia decidiram criar um blog! Pessoas que acidentalmente se apaixonaram… Pessoas que sabem viver e pessoas a quem a vida passa ao lado! Pessoas… Pessoas…

Lembro-me muitas vezes de alguns textos que por um ou vários motivos me ficaram marcados, como aquele que tinha como titulo “Anda meio mundo á procura de outro meio e ninguém se encontra” e que gostava tanto de voltar a ler.

Já li de tudo, há blogs para todos os gostos e acho fascinante a forma como cada um o usa!

Há quem use apenas como diário, como forma de ir contando aventuras do dia a dia. Há quem use como escape de uma vida cinzenta e triste, há aqueles que encantam com os seus textos eróticos (não é para qualquer um) e que maravilhosamente relatam fantasias, ou não, que chegam a fazer corar quem lê.

Dizem que há quem tenha blogs apenas com o intuito de “engatar” alguém, eu prefiro achar que há quem tenha blog porque gosta de conhecer pessoas.
E pode conhecer-se tantas pessoas mesmo sem conhecer!

Usam-se muitas vezes os blog’s para dizer a alguém aquilo que não se consegue dizer directamente por falta de coragem ou simplesmente por falta de oportunidade, escreve-se muitas vezes com o intuito de atingir um alvo e critica-se, manda-se indirectas com a esperança que isso vá de alguma forma mudar pensamentos e sentimentos e na verdade o que por norma acontece é que apenas o autor do texto percebe aquilo que acabou de escrever… engraçado, não?

Adoro blog’s… conheci algumas pessoas maravilhosas porque um dia decidi, levada pela tristeza, que queria ter um blog!

Digam-me lá, também dão convosco a pensar sistematicamente: “isto daria um belo post!” ou “Não escrevo há uns dias, tenho de postar!” ou até “será que há novidades nos meus blogs preferidos?”

E os comentários? Não é tão bom ver que temos muitos comentários?

Será um vício??? É bem capaz....
Imaginem, um toxicodepente antes de o ser experimenta as ditas drogas leves e vai passando por uma série de experiências até estar mesmo dependente!
Um blogger também! Vejam a minha experiência:

Criei o primeiro blog sem perceber nada de horta, era o blog mais simples que podia haver, escrevia e pouco mais. Com o tempo lá aprendi a pôr links e fotos e lembro-me que na altura foi um grande feito que eu e a Didá festejámos com bastante euforia! A partir daí nunca mais parei de ter blogs, um já não chegava e queria mais!!! Xiça!!! Não é fácil!!!

Agora há uns tempos achei que estava curada, (o facto de ficar privada da Internet durante o dia ajudou) e foi aí que decidi criar mais um! Está logo aí do lado direito se quiserem espreitar, mas aviso já que nem tudo o que parece é e nem eu ás vezes me percebo!

(pode não parecer mas blog’s com textos demasiado longos cansam-me!)

21 comentários:

  1. Como te entendo, moça... Como te entendo...

    Estou quase a fazer 2 anos de Citizen Zuko e que dois anos!

    ResponderEliminar
  2. eu também me assusto com os post longos (e não raras vezes ao escrever caio nesse pecado)...mas como hoje não tenho sono e amanhã tenho a manhã para dormir li tudo!

    eu criei o meu blog vai para um ano e revejo-me em muito do que escreveste aqui quanto ao que nos vícia neste mundo dos blogs.

    ...inclusivamente já conheci algumas pessoas pessoalmente através dos blogs e nunca me desiludi! antes pelo contrario.

    muito mais poderia dizer do fenómeno "blog" mas se não gostamos de posts grandes o melhor é não abusar também nos comentários!
    upsss já pensei nisto tarde....sorry

    ResponderEliminar
  3. Ainda sou relativamente novata nestas coisas, (o meu blog nem um ano tem), mas já me considero uma blogueira profissional, já tenho o meu google reader sempre a postos, q me dá tudo o q há de novo de todos os meus cantinhos preferidos...
    Sim é vicio, mas enquanto ñ me fizer ficar fechada em casa em dias de sol ou recusar jantar com o tipo giro, ainda é saudável! ;)

    Niki, bem vinda de volta aos posts, pensei q te tinhas retirado, ainda por cima sem um "adeuzinho"!!!

    Beijito

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Mais uma vez peço desculpa entrar sem bater, mas os blogger's são assim mesmo: Abusados!!

    Eu tb adoro Blog's e adoro conhecer novos! Tenho 3, um deles limitado pois é um diário na dodot do meu piolhoto, mas é viciante!! Não há um dia que não os visite e deixe kk koisita aos amigos virtuais..

    Bjks e continua...

    ResponderEliminar
  5. Que bem exposta a questão!é um pouco viciante sim.Mas tenho perfeita noção que poderia passar sem blog..Diz lá qual é o teu outro aí do lado, vá la´!!

    ResponderEliminar
  6. é impressionante como quando estou triste os textos tambem saiem com mais facilidade, lol!! : )

    ResponderEliminar
  7. Ia comentar este post mas acho que já me conheces o suficiente para saberes o que ia dizer. Para variar gostei de te ler Niki.

    ResponderEliminar
  8. Realmente os blogs, acho que de forma geral nascem dos nosso periodos menos bons e depois instalam-se para o resto de algum tempo. Não se pode dizer para sempre porque é mentira! Mas pelo menos ficam por uns tempos e deixam-nos conhecer pessoas, pela escrita e ás vezes pessoalmente fabulosas... bem vinda de volta.

    ResponderEliminar
  9. Comecei a blogar há 2 anos, com um registo completamente diferente do que tenho agora. Agora sou apenas eu, a escrevinhar o que me vem à cabeça, no outro nada tinha que ver com a minha vida, apenas da personagem que criei. Dava-me mais prazer escrever no blog antigo. Tanto pela construção do texto, como pela reacção das pessoas que me liam. Era viciante. E só consegui escrever quando estava muito bem comigo mesma. Isso ainda acontece agora, porque quando estou menos bem não consigo escrever sobre o que me rodeia, tenho tendencia para apenas falar de mim e nem sempre gosto que me conheçam bem.
    Mas de uma forma geral gosto de blogar. Principalmente de ler, porque há por aqui quem escreva muito bem.
    Parabéns, Niki. Gostei de te ler :)
    (e qual era o teu outro blog?)

    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olivia, deixa-me segredar-te que adorava o teu outro registo!!!!
    visitava o teu blog diariamente e imagina que chegámos a falar uma vez por messenger!!!
    quando há pouco tempo soube que eras tu fiquei de boca aberta! pensei que também já soubesses qual era o meu outro blog, mas se não sabes, um dia destes digo-te, mas é segredo....

    :))

    Beijoca

    ResponderEliminar
  11. Eu tambem ando espantada, sinceramente. Tenho o meu ha mais de 2 anos e nao esperava nada daquilo, alias, ninguem o lia sequer (antigamente eu nao era tao chata com posts enormes)... entretanto a malta toda aderiu a coisa e todos tem! fixe :) tenho tido mto boas experiencias!!!

    ah, eu sou das chatas que escrevem muito eheheh mas tb nao peco para ng me ler :)

    ResponderEliminar
  12. Olá... Conheci apenas hoje o teu blog e desde já kero dar-te os parabéns. ;)

    Quanto ao teu post, de facto o Blog é algo k nos vicia...
    E ás vezes passa-nos coisas pela cabeça k tal como tu dizes "isto dava um belo post".. Se não o escrevermos naquela altura... Passado umas ás horas já não sai igual...
    Força continua com este blog fantastico.

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. De facto, os blogs acabam muitas vezes por ser um vício! O vício de escrever o que nos vai na alma, o vício de relatar o dia estúpido ou maravilhoso que acabámos de ter, o vício de transformar emoções em palavras e vice-versa, o vício de ler as histórias dos outros, o vício de rir com os outros ou simplesmente querer chorar com eles ( e pronto!...cá está o meu vício de divagar!).

    Criamos um blog por mil e um motivos, damos-lhe a cor e a temática que mais se ajusta á nossa intenção...e muitas vezes acaba por se tornar em algo completamente diferente do que era suposto. Acho que os blogs mudam connosco, vão crescendo, amadurecendo, mudando..conforme vai mudando a nossa cabeça e a nossa vida.
    Eles reflectem o que somos e ajudam-nos, ao mesmo tempo, a conhecermos melhor o que reflectem.

    Já criei mais que um, mais que dois... e ando a pensar noutro... e não sei se ficarei por aqui.
    É um vicio!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Identifico-me com tudo o que escreveste! E também não gosto de textos longos, mas este até está bem giro. :-D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Não será uma forma de reinventarmo-nos? E de experimentar ser o que muitas vezes não conseguimos ser no real?

    ResponderEliminar
  16. Estou viciada, por favor ajudem-me onde é que ficam os bloguistas anónimos?

    ResponderEliminar
  17. Estou viciada, por favor ajudem-me onde é que ficam os bloguistas anónimos?

    ResponderEliminar
  18. :-D
    Eu sou das que escreve sobre erotismo, porque sempre gostei e porque escrever sobre mim é algo que faço (também), embora guarde só para mim.

    Escrevo por escape e decidi que a personagem que criei nunca avançará para conhecer alguém. Felizmente, no entanto, já "conheço" algumas pessoas que boa companhia me fizeram em alguns momentos difíceis. E que continuam a fazer, nem que seja através dos comentários.

    Os blogues são os livros que qualquer um de nós, que acede à internet, pode escrever. Infelizmente nem todos sabem escrever bem, mas esse não é, de todo, o teu caso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar