Estava aqui a pensar… Não sei muito bem porquê…
Não sei o que é pior, se não conseguir dizer não firme e directamente em prol da satisfação dos outros e assumir assim um papel passivo e até ser muitas vezes anulado pessoalmente ou ter um comportamento agressivo, autoritário que não manifesta os verdadeiros pensamentos e que pode fazer os outros sentirem-se desrespeitados…
Mas sei que duas pessoas assim juntas não corre bem…
Porque será que custa tanto assumir que se está errado? E terá assim tanta importância ter razão??? E será que interessa assim tanto que o céu seja azul claro e não azul escuro? É isso que importa? É isso que uma relação pessoal tem de ser? Uma competição? Que valor terá para uma amizade e para a satisfação pessoal perceber que o João é que tinha razão quando disse que ia chover e não o Pedro quando disse que o Sol ia brilhar?? Expliquem-me por favor porque para mim relações pessoais nunca foram competições e não entendo como se geram discussões, zangas e birras por coisas tão pequenas e banais! Ou será isso apenas um pretexto?
Eu não sou perfeita, não mesmo! ninguém é! Nem sempre consigo comportar-me assertivamente, eu sei, ás vezes também exagero e sou injusta, normalmente com quem não devo, mas tenho aprendido a ter mais calma e até sou aquele tipo de pessoa que deixa de fazer ou dizer o que queria para que os outros se sintam bem, o que também não é certo, eu sei! Mas se não for nada que me desagrade porque não fazer antes assim do que assado? O importante não é sentirmo-nos bem? E se nos sentirmos mal com algo ou alguém conseguimos não nos sentir mal também? Eu não consigo…
Porque custa tanto a algumas pessoas olharem o outro nos olhos e dizerem tudo o que pensam honestamente?
Porque é tão difícil ter uma conversa clara, ser coerente, falar calmamente e sem ser apenas criticando o outro?
Custa assim tanto admitir que os outros até podem ter razão? E perceber que os outros têm direito a sua opinião?
E ouvir os outros de vez em quando também?
E porque há pessoas que acham que sabem tudo e têm que provar isso constantemente?
Será isso tão importante?
Pergunto uma e outra vez porque não percebo…
Sou uma parva? Sou limitada? Sou teimosa? Sou tudo mais que me queiram chamar…
Sou… aos olhos de alguns sou…
Eu acho apenas que nada justifica o magoar os outros apenas por magoar e principalmente por “nada”… Por coisas que passado um tempo nem nos lembramos como aconteceram mas que não deixam esquecer como acabaram…
O saber controlar as emoções também se aprende…
Tou triste, muito…
Espéctacular, as pessoas têm necessidade de ser casmurras, sem conseguir ver que a teimosia não as leva a lado nenhum.
ResponderEliminar"Porque custa tanto a algumas pessoas olharem o outro nos olhos e dizerem tudo o que pensam honestamente?"
ResponderEliminarNão magoar o(a) outro(o) poderia ser uma boa razão, mas pelos visto não foi o caso.
Pena que estejas triste. Espero que passe breve.
Já magooei e já fui magoado. Vezes demais. Mas sempre passa.
"Porque custa tanto a algumas pessoas olharem o outro nos olhos e dizerem tudo o que pensam honestamente?"
ResponderEliminarEu às vezes acho, olhando para mim, que custa fazer isto porque custa muito sentir que nesse momento alguém me está a olhar para dentro da alma e a ver o quanto a casa está desarrumada, e o quão frágil realmente sou, ao contrário do que gosto transparecer fora desses momentos. Por isso há coisas que não são ditas as vezes que deviam ser.
Não estejas triste, não leves as coisas tão a peito...
ResponderEliminarHá pessoas mais impulsivas, que depois acalmam e vêem que erraram e acabam por, mesmo não pedindo desculpa, fazer algo que mostra que estão arrepdndidas do que disseram ou fizeram.
Também detesto que me digam "leva a taça" quando eu sei que tenho razão e a outra pessoa também, em vez de ouvir um "desculpa", mas há pessoas que têm fardos mais pesados que outras, o de entender o outro e ser mais flexível. No fundo, têm que sofrer e trabalhar mais as relações...
Não sei, olha, não estou por dentro. Mas percebi parte do post. Sinto que estavas a viver um turbilhão de emoções.
Mas isso passa, vais ver. Tem calma.
Beijinhos
acho q somos tds demasiado orgulhosos querida susana : (
ResponderEliminarSaber controlar as emoções aprende-se. Ser egoísta e prepotente não...nasce com a pessoa
ResponderEliminar"E porque há pessoas que acham que sabem tudo e têm que provar isso constantemente?"
ResponderEliminarPorque são arrogantes. E no fundo não sabem nada. Escondem a sua insegurança por detrás da sua arrogância.
"O saber controlar as emoções também se aprende"
Sim aprende-se. Porque como disseste magoar à toa é sinónimo de estupidez. Mas existem pessoas que não merecem que controlemos as nossas emoções e também temos de aprender a saber fazer essa distinção. Essa aprendizagem.
Bjs