quinta-feira, maio 09, 2013

O desfralde e a ansiedade


É mais uma fase importante na vida da criança e é mais uma daquelas etapas que na minha opinião, não tem de ser forçada e cada criança tem o seu momento certo. Na verdade não é só a criança que tem de estar preparada, toda a família tem de estar igualmente pronta. Como me tranquilizou o pediatra no dia em que questionei se estaria já atrasada: "Sem pressas, quando você estiver preparada!

Pouco me importa que as super-mamys olhem de lado e digam que o seu bebécas deixou as fraldas aos 11 meses, o que me importa é que a minha filha não se sinta pressionada, até porque isso pode ter o efeito contrário, como se sabe.

Não há uma maneira perfeita de o fazer, há a maneira ideal para cada família e para nós a que funcionou com a primeira bicha, é a que estamos a adoptar com a segunda. Há quem defenda que deve ser uma adaptação gradual, pois para mim deve ser radical, ou seja, quando se tira a fralda, tira completamente e esta é também a opinião de quem está com ela durante o dia, o que é importante para que funcione e que se faça a mudança em conjunto.

Algumas das coisas que fizemos:

. As fraldas desapareceram de casa (pelo menos à vista dela e durante o dia).

. Fomos comprar as cuecas novas e fizemos com que percebesse como tudo é importante, deixámos até que fosse ela a escolher.
Não sou a favor da fralda-cueca. Até pode ser mais prático para nós, mas a criança sente sempre ali uma fralda e não vai perceber bem a mudança.

. Em casa fizemos questão que estivesse sempre por perto quando lavámos, cortámos etiquetas e guardámos as cuecas na gaveta e enquanto o fazíamos reforçámos a ideia de que a partir de agora é uma menina crescida e que não precisa mais de fralda. 

. Terça feira acordei-a, tirei-lhe a fralda (que apenas usa para dormir), disse-lhe que estava na hora de fazer xixi na sanita e lá foi ela. Toda a família fez uma festa gigante ao som do xixi.

. No infantário neste primeiro dia houve 7 descuidos e ao chegar a casa 1 e isto notámos que era porque ainda não tinha enrado na rotina de pedir.

. Ontem, quarta feira cheguei ao infantário e ela estava com a mesma roupa com que tinha saído de casa de manhã, nenhum descuido, portanto!

. Em casa notei uma mudança enorme em apenas um dia e ela está claramente orgulhosa do seu feito e já pede sempre que tem vontade.

. Dormiu de fralda mas hoje de manhã estava sequinha e levantou-se logo a dizer que queria fazer xixi na sanita!

Estamos ainda numa fase precoce, mas parece-me que está a correr bem, concordam?

Nota* Tal como a menina da foto, pede sempre um livro enquanto está na sanita, talvez inspirada pelo pai!  

11 comentários:

  1. devagarinho se vai ao longe :)o que importa é que ela fica orgulhosa com ela mesmo...assim é meio caminho andado para se habituar :)

    ResponderEliminar
  2. Ela aos poucos habitua-se :)
    O meu anda a gora a pedir para fazer xixi na sanita (ainda não tem 2 anos ) e eu faço-lhe a vontade e lá o levo, e lá vou metendo numas cuecas giras e ele adora. Claro como é muito pequeno tem muitos descuidos. Mas pronto ele sente-se mais crescido e vamos ver se resulta.
    Beijinhos e bom desfralde!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom mesmo, aqui no infantário onde os meus andaram e para onde irá a Mafalda, fazem o desfralde todo ao mesmo tempo na salinha e fica mais facil, e fazem na sala do 2/3 anos que isso de herois é nos filmes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Concordo pois, com tudo isso. Parabéns à bicha pequena, ela tem razões para estar orgulhosa sim...
    Por cá, vai mais ou menos na mesma, atinou de vez e deixou de ter descuidos mas à noite ainda usa porque farta-se de beber água. A culpa é minha, eu sei mas temos tempo. Mais uma vez parabéns!
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
  5. Amei o texto e espero servir de exemplo para mim mais tarde... já panico só de pensar na ideia (aiii não posso panicar).... é verdade... volteiiiiiiiiii... beijinhos e apesar de inexperiente nessa tarefa, acho que estás a sair mto bem, como referi... vai servir de exemplo para mim... thanks

    ResponderEliminar
  6. É uma menina crescida e linda!!!! O primo também anda nessa fase... vamos devagar mas tá a correr bemzinho :)
    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda nao me sinto preparada, mas ja comprei o redutor da sanita.
    quando olho para as minhas carpetes fico com medo :))
    Mas eu tambem sou radical. Com o meu mais velho acho que ele encarrilou no 3 dia :)
    Com este 2 anos e 5 meses ainda nao tentei.

    deixar a fralda ao 11? Onde??!!

    ResponderEliminar
  8. Opah tão bom :D gostava tanto que a minha bicha também quisesse... mas a bicha não quer ouvir nem falar de penicos nem de sanitas :(

    ResponderEliminar
  9. :) lá por casa foi igual. Tentámos aos 2 anos e meio e teve imensos descuidos e ao final de 5 dias desistimos porque lhe estava a causar ansiedade. Agora tirámos a fralda a uma semana dos 3 anos e foi fantástico. 2 xixis e 1 cocó fora do sítio em casa, na escola sem um único descuido. Um sucesso! Continua a usar para dormir apenas. Foi uma coisa muito natural, ela estava preparada e não houve drama nenhum :)

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que estão no bom caminho! :)
    A minha do xixi foi quase de um dia para o outro, tínhamos um pacote de fraldas quase a acabar e combinámos que as que restavam ficavam para a noite!
    Do xixi correu muito bem, descuidou-se 2 vezes no 1º dia e acabou! :)
    Do cocó foi pior, que tinha pavor a fazê-lo na sanita, até cheguei a prender uma fralda aberta entre a sanita e o redutor para ela ver que estava tudo bem!
    Andou cerca de uma semana a esconder-se e a fazer nas cuecas, mas houve um dia em que a apanhei em flagrante, agarrei nela e espetei-a na sanita à pressa!
    E pronto: perecebeu que não fazia mal, e nunca mais! :)

    ResponderEliminar