quarta-feira, setembro 25, 2013

O estado do ensino no nosso país!

Não é novidade para ninguém que o estado do ensino no nosso país está numa situação que começa a tornar-se insuportável.

Eu própria vejo-me a braços com um problema, porque a minha filha ainda não tem educadora colocada e muito provavelmente por causa deste sistema e deste ministério, terei de pagar mais a mensalidade de Outubro no infantário! 

Se na altura do aperto, somos todos contribuintes e temos de pensar no nosso país e fazer esforços, aguentemos ou não, o mínimo que devíamos poder exigir em troca, era saúde e educação para os nossos filhos!

Pois era, mas não é! 

Aquilo porque os meus amigos estão a passar, ultrapassa tudo e revolta-me de uma maneira que não imaginam! 

A filha destes meus amigos teve que fazer exame para subir as notas e passar para o 10° ano e passou. 

Acontece que as notas do exame só saíram na 5ª feira antes do início das aulas e ela que não tem absolutamente culpa nenhuma dos atrasos e das incompetências deste sistema, acabou por ficar sem vaga na escola do agrupamento onde pertencia e neste momento, com Outubro a entrar, não consegue colocação!

O que se faz numa situação destas? A quem se recorre? O agrupamento não sabe, não viu, não pode! A DREL diz que não há vaga para ela, ponto final parágrafo!

E agora?

Os meus amigos perguntam se deixou de ser direito a educação da sua filha!

E eu por eles pergunto, haverá alguém desse lado que os possa ajudar, no sentido de perceberem como devem agir para de alguma forma pedirem responsabilidades e principalmente encontrarem solução para este problema que lhes foi criado e que lhes está a complicar muito a vida, como devem calcular, a roubar horas de sono e acima de tudo, está a paralisar o futuro da sua filha?

Fico muito agradecida!

* Post editado

14 comentários:

  1. E depois há inúmeros educadores desempregados... pfff...

    Em relação ao que perguntas, eles que insistam com o Ministério da Educação, é uma obrigação deles resolver o problema, façam queixas na Escola e agrupamento na Direcção de Educação. Têm de lhe apresentar uma solução e integra-la novamente numa turma.

    ResponderEliminar
  2. A sério que isso pode acontecer???
    Eu já sabia que nos jardins de infancia as coisas estavam nesses termos, para além de educadores aos molhos desempregados, parte dos que irão ter emprego ainda não foram colocados, agora não ter vaga numa escola secundária a não haver alternativas? A sério? É um absurdo... e o direito à educação consagrado na constaituição? Esperam que a rapariga fique um ano a ver as vistas?

    A avaliar por estes casos a educação em Portugal é cada vez mais uma deseducação, porque nestas condições toda a gente perde e motivação para estudar...

    ResponderEliminar
  3. Aconteceu com a irmã de uma amiga minha o ano passado negarem-lhe também a matricula na escola por alegarem não terem vaga. Depois dela andar em exames e deixar disciplinas para trás. A solução, visto que a escola parecia não querer saber do assunto, passou por uma reclamação lá e muita insistência com o ministério da educação sobre o caso.
    Este país não vai para a frente porque quem manda parece que fez os estudos com uma perna às costas, ou pela porta do cavalo, o que quer que seja, mas que não percebe nada de levar um país para a frente não...

    ResponderEliminar
  4. Reclamação na DREL e agrupamento! Vezes e vezes sem conta. Tudo por escrito!

    Que vergonha!

    ResponderEliminar
  5. https://www.ige.min-edu.pt/e-atendimento/presentation/queixa.asp

    ResponderEliminar
  6. Vou ter que partilhar este teu post de tão absurdo que ele é... Pode ser que alguém te possa ajudar...

    ResponderEliminar
  7. Bem, sendo assim, eu vivo e trabalho num cantinho do céu.... Trabalho numa escola e vários alunos (incluindo o meu filho) tiveram que fazer exames (a nível de escola) para frequentarem o 10º ano. Independentemente de a escola saber se eles se iriam ou não safar no exame, tinham as vagas reservadas para eles. Por acaso só um miúdo não passou, mas os outros foram todos incluidos nas várias turmas de 10º ano. O meu conselho como mãe??? Continuar a insistir com a escola, nomeadamente com o diretor e até se for o caso "ameaçar" com a televisão..... costuma funcionar ;-) Espero que tudo se resolva....

    Fernanda Mota

    ResponderEliminar
  8. A sério? Agora até fiquei parva :((
    Não sabia que uma coisa deste género podia acontecer...

    ResponderEliminar
  9. Não sei como se pode resolver senão gritando aos 4 ventos na esperança de que alguém ouça: por isso vou partilhar e que Deus nos ajude!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Não sei como se pode resolver senão gritando aos 4 ventos na esperança de que alguém ouça: por isso vou partilhar e que Deus nos ajude!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Teve que subir a nota a Educação Física para passar para o 10º ano!!!!!???? Quer dizer, teve que subir (subir?) a nota para fazer o 9ºano! Ninguém reprova no 9º ano, só porque tem uma nota baixa a EF. Reprovou a EF? Também ninguém reprova no 9º ano SÒ porque teve negativa a EF! Nem precisa de médias altas (subir??!!) a EF ou a outra disciplina qualquer para passar para o 10º. Não seria mais honesto realmente o que se passou? A aluna reprovou no 9ºano na época normal (julnho/julho)e a três ou mais, sendo uma delas, Português ou Matemática e que foi fazer exame nesta 2ª fase como aluna autoproposta, exame este que só decorre em setembro (calendário de exames) e, como tal foi incluída numa turma de 9ºano, uma vez que as turmas são feitas em julho e, nesse momento a aluna se encontrava, EFETIVAMENTE, retida no 9ºano. Este post só pode ser para quem não conhece o sistema, pois quem conhece percebe imediatamente o que se passou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      De facto não foi devido à negativa de e.f que necessitou de fazer novo exame, erro meu que de tão irritada que fiquei com esta situação referi esta disciplina. Mas efetivamente, corrigido que está o post e retirada a tal referência (que até nem é o que importa, de todo) continuo a não perceber como é que uma aluna que está condicional (se tinha o exame na 2ª fase, não estava ainda reprovada, certo?) fica sem vaga!
      Se o tal sistema funciona tão bem, como não deixaram uma vaga em aberto? E como conseguem dizer aos pais que não podem fazer nada? Se quem está a dar a cara pelo sistema é tão incompetente que consegue dizer a alguém “Não posso fazer nada”, isto só confirma a merda de sistema que temos e peço desculpa pela uso da palavra nojenta “Sistema”!
      Se conhece o tão bem talvez me possa explicar a lógica!

      Eliminar
    2. Quem não está aqui a perceber a situação é você!!!!! e nota-se perfeitamente que esse sistema tem muito efeito sim senhora, quer dizer a aluna teve que ir a exames para levantar as notas, conseguiu passar nos exames e depois de tudo o que passou ainda tem que passar nesta situação de não ter vaga em nenhuma escola coisa que não se admite, pois ela está em escolaridade obrigatória.

      Eliminar
    3. Respondendo, a minha filha sim teve nega a matematica, geografia e ed fisica, e para ela ficar com mais uma nega a sra professora de ingles espetou-lhe nega q era para ficar com 4 negas, como vc é tão entendido na materia sabe o porque das 4 negas, mas como felizmente eu no meu caso tive uma professora amiga q me mandou fazer uma reclamação, espondo entre outras coisas os textes q ela teve a ingles possitivos durante todo o ano, e a foram obrigados a subir-lhe a nota de ingles. Os miudos q ñ chumbam com uma palhaçada destas para a merda dos professores ñ terem trabalho espeta-se com uma nega a mais uma disciplina e assunto resolvido. Sendo assim e porque apresentamos recurso o exame de julho foi automaticamente anulado, pelo ministerio, sendo assim passou para a 2 fase em setembro, como diz, tendo se proposto a exame de educação fisica e a geografia, e passou ás duas disciplinas, nem sequer se propos a exame de matematica. E assim se brinca com o futuro de uma criança??? Os professores ñ são todos iguais, mas aquilo q lhe fizeram no concelho de turma, ñ se faz espetarem-lhe com mais uma nega para ficar com 4 negas quantos professores ñ hipotecam injustamente o futuro de crianças com brincadeiras destas??? Eu tive a sorte de na familia ter esta professora q me fez o recurso para eles terem q convocar o concelho de turma, por causa do meu recurso. E qtos milhares chumbam injustamente por uns professoreszitos espetarem com negas injustas so para ñ terem trabalho nas reunioes de final de ano...

      Eliminar