quinta-feira, outubro 03, 2013

Momentos marcantes


Hoje foi um dos dias mais importantes da vida da minha filha mais nova (e da nossa, obviamente).

Entrámos no jardim-de-infância de mão dada e ela sorria, feliz com a sua bata e laço vermelho no cabelo.  Apesar do sorriso de felicidade, senti-lhe o nervoso miudinho e os olhos a formarem um pequeno lago, enquanto dizia adeus à irmã, também visivelmente emocionada.

Fui mostrar-lhe o parque antes de entrarmos na sala para a familiarizar com o espaço e talvez para que eu própria me acalmasse. Estava ansiosa, cheia de medo que sentisse que a ia abandonar no meio de pessoas que nunca viu e o meu maior receio era transmitir-lhe esse meu estado.
Quando entrámos na sala achei que ia correr bem. Foi logo brincar para a mini cozinha com as outras crianças e parecia entusiasmada, mas de repente vejo-a correr para mim com o pequeno lago a transbordar.

Só quem tem filhos sabe o que custa deixá-los a chorar, tristes, completamente perdidos no meio de pessoas que nunca viram, mas eu sabia que tinha de sair dali.

Quando a educadora a pegou ao colo para que se acalmasse, achei que era a minha deixa e fui-me embora. Foi muito bom sentir que a minha filha está bem entregue.

Estive ainda meia hora dentro do carro a olhar para o portão, esperando que a qualquer momento ela aparecesse a correr, tal pequena fugitiva, mas depois comecei a sentir-me ridícula com os olhares dos outros pais e vim-me embora.
Hoje foi um dia especial e dias especiais têm de ser guardados.

Logo teremos um dos nossos jantares marcantes (é como chamamos aos nossos jantares que marcam e celebram momentos) e depois da sobremesa, faremos crescer mais um pouquinho a nossa caixinha de emoções Limetree, porque são estes momentos que um dia vamos querer recordar.



14 comentários:

  1. Nem sabes o quanto me revi nas tuas palavras. tem sido uma luta de sentimentos por este lado, um coração que todos os dias volta partido para,casa, por umas pequenas e demasiado longas 3 horas. Beijinhos e que o entusiasmo pela escola venha bem rápido tirando a vez às despedidas demasiado dolorosas.

    ResponderEliminar
  2. Correu bem, não correu?!
    Tenho estado desejosa de notícias, que estes assuntos trazem-me sempre o "lago" para o lado de cá.
    Uma beijoca repenicada com um abraço bom a essa menina crescida, e outro para mãe, com a intensidade do aperto que eu tão bem conheço...

    ResponderEliminar
  3. Ui, conheço esse sentimento. Vivi-o há 1 ano atrás.O puto lá de casa tinha 2,5 anos, até então tinha estado aos cuidados (mimos,vá) das avós, inicialmente andava num entusiasmo doido por ir para a escolinha,mas chegado o 1º dia...meu Deus, que filme de terror. Filme esse que durou precisamente 8 dias, ao 9º dia, como que por magia ficou bem, sem choros,birras,nada...e hoje, um ano volvido corre tudo lindamente. Adora a escola, os amiguinhos, a educadora, as auxiliares, sinto que ali é feliz! E eu, bem eu venho trabalhar descansada.
    E parabéns, a tua princesa é linda!
    Silvia Duarte

    ResponderEliminar
  4. Ela é tão fofiiiiiiiiiiiiiinha.
    O meu é capaz de entrar emnJaneiro.
    Ufa! Ainda tenho uns meses.

    xi♥

    ResponderEliminar
  5. Custa muito...até fiquei com a lágrima no olho ao lembrar o meu menino há já muitos anos atrás...
    Vai correr tudo bem, tem de ser, ela tem de voar sózinha...
    Beijinho, apesar de raramente comentar adoro ler-te!

    ResponderEliminar
  6. Ela é linda...e estes momentos também apesar de custarem...são etapas marcantes e recordações preciosas...ela vai ficar bem e tu também....! Beijinhos!
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Tão amorosa a tua princesinha. E eu não tenho filhos mas deixaste-me de coração apertado a ler este post.

    ResponderEliminar
  8. Será sempre mais difícil para os pais que para eles, palavra de quem já trabalhou numa instituição infantil e assistia a verdadeiras cenas feitas pelos pais. :) Ela vai adorar e ter muitas histórias para contar ao final do dia.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Que sorriso lindo! mais uma etapa... :)

    ResponderEliminar
  10. É mais uma etapa e ela estava linda!
    Parabéns e felicidades!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar