segunda-feira, outubro 07, 2013

My name is Xêpa. Super Xêpa!

Sabiam que há quem faça listas em excel com toda uma relação de tarefas, periodicidade e aceitável duração das mesmas, para guiar as suas empregadas domésticas naquilo que é o seu trabalho?

Eu não fazia ideia, até um destes dias ter acesso a uma dessas listas!

Não tenho empregada doméstica. Nunca tive. Mas esta lista não me sai da cabeça.

Estou 10 horas por dia fora de casa a trabalhar, e sempre fui eu que lavei, esterilizei e montei (?) biberons. 

Estou 10 horas fora de casa a trabalhar, mas sempre fui eu que fiz passeios com as minhas filhas, fui eu que lhes besuntei de creme os rabinhos, uma vez de manhã, outra à tarde e na loucura, uma à noite, não me esquecendo nunca de lavar as mãos (e não só de vez em quando como avisa a lista).

Troquei babetes e roupas mil e quinhentas vezes. Sacudi bem as mantas e os colchões. Só não sacudi peluches porque não os há lá por casa e muito menos fraldas de pano, prefiro lavá-las!

Estou 10 horas fora de casa a trabalhar, mas fui sempre eu quem mudou a roupa da cama e da casa de banho e quem me dera ser apenas uma vez por semana!

Banheiras, fraldários e toda a restante loiça sanitária foi e até ver será, lavada por mim.

Fazer máquinas com roupa suja (importante especificar, parece que há quem faça máquinas de roupa lavada), estender, engomar e arrumar multiplicado ao quadrado vezes infinito, pois, fui e sou eu!

Arejar a casa também confere, nunca saio sem abrir as janelas.

Estou 10 horas fora de casa a trabalhar, mas trato dos tapetes, almofadas e sofás. Não sacudo. Aspiro, pode ser?

Fazer máquinas com roupa suja (importante especificar, parece que há quem faça máquinas de roupa lavada), estender, engomar e arrumar multiplicado ao quadrado vezes infinito, pois, fui e sou eu!

Regar flores e tirar folhas secas. Ora aqui está algo que é o meu marido que faz! Yupi, sinto-me patroa!

Sempre aspirei todas as divisões da casa, incluindo debaixo dos móveis e tendo o cuidado de ter as miúdas por perto mas o suficientemente longe do pó.

Lavei, lavo e esfrego azulejos, bancadas, espelhos, chuveiros e loiças de todas as divisões.
Despejo o lixo sempre reciclado.

Fazer máquinas com roupa suja (importante especificar, parece que há quem faça máquinas de roupa lavada), estender, engomar e arrumar multiplicado ao quadrado vezes infinito, pois, fui e sou eu!

Estou 10 horas fora de casa a trabalhar, mas não me limito a limpar os vidros, tiro as janelas e lavo-as na banheira.

Estou 10 horas fora de casa a trabalhar, mas no meio disto tudo ainda consigo brincar, mimar muito as minhas filhas e registar os melhores momentos tirando trezentas mil fotos e fazendo quatrocentos mil vídeos! (sim, também são tarefas da tal lista, assim como “Não expor o bebé ao sol”)

Não limpo pratas. Peço desculpa.

Por um lado fico deprimida ao ver uma lista deste tipo (e isto acreditem, não é um terço) e perceber que há quem não tenha a noção dos limites do "mandar".

Por outro sinto-me uma super mulher e muito feliz por ser eu a fazer todas as tarefas, assim tenho a certeza de que nunca ninguém vai cuspir no chá que eu bebo!




8 comentários:

  1. Afinal eu também sou uma super-mulher! Yeahhhh!
    Bolas, há gente mesquinha e intrinsecamente má... e se dá aos cachopos uma caganeira não programada na lista de excel?? o que acontece a toda uma grelha de trabalho???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam a fazer horas extras!!! LOL

      Eliminar
    2. Essas listas parece-me coisa de xepa pinderica armada em dondoca...como diz a minha mãe nunca peças a quem pdieu e nunca sirvas a quem serviu lol

      Susana

      Eliminar
  2. Ainda hás uns tempos escrevi sobre este tema lá no meu blog, sobre quem consegue viver a sua vida em afazeres escalonados de meia em meia hora, arre! Tive também, até há pouco tempo, uma senhora que ía lá a casa ajudar-me nas limpezas (sim, ajudar-me porque não lhe pagava balúrdios e não tinha dinheiro para lhe pagar mais horas e mesmo assim...há certas coisas que gosto de ser eu a fazer), o resto fazia eu, porque já diz a minha Mãe, quem não sabe fazer, não sabe mandar! Agora ter listas para tudo e o tempo todo organizado numa folha, valha-me a santíssima paciência, no meu tempo mando eu e a minha vontade. E se me fura um pneu, mando-o estoirar meia hora mais tarde para o enquadrar onde?

    Sabes, não é uma questão de ser super mulher ou não, costumo dizer que não sou nenhuma escrava da minha casa, gosto de ter tudo arrumado, organizado e limpo q.b., se puder faço, se não puder, faço depois mas o tempo que dispenso aos meus, é precioso e não abdico dele em função de nada. E mesmo assim, tenho tempo para tudo.
    Beijocas nossas super-mulher!

    ResponderEliminar
  3. tão bem dito. é bem difícil conciliar tudo, mas, por aí, mesmo sem excel, o trabalho está feito.tanta modernice e esquecem-se do principal. mimar e cuidar com autenticidade!

    ResponderEliminar
  4. Também tem horário pré-estabelecido para ir ao wc ou a pessoa tem de usar fralda! Valha-me a paciência....

    ResponderEliminar
  5. Supé xêpa. É supé xique. Se calhar podiamos ter uma supé xêpa a meias, que me dizes? Eramos só semi-supé-xiques, mas guess what... Antes isso que nada :D

    ResponderEliminar
  6. tb gostava de ter alguém a trabalhar para mim :-) infelizmente tb sou eu q faço tudo... beijinhos

    ResponderEliminar