quinta-feira, novembro 21, 2013

A escola da vida

A vida é uma escola onde não há lugar para descansos e onde, como em qualquer escola, ou queremos aprender ou ficamos pelo caminho.

Na escola da minha vida, uma das disciplinas que mais trabalho me tem dado é definitivamente a da paciência.

Eu sou uma pessoa ansiosa [como já toda a gente sabe] e não considerando isto um total defeito [profissionalmente por exemplo, a ansiedade faz-me andar sempre com o turbo ligado, permite-me fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo e limpar todos os berbicaches que houver para limpar, em três tempos] ando numa constante aprendizagem para conseguir ser mais calma. Como tenho sido uma aluna aplicada e que começa a aprender com os erros, já vou conseguindo parar para pensar antes de falar e principalmente já vou conseguindo observar além do que está à vista. Já vou conseguindo colocar-me do outro lado antes de explodir. Já vou conseguindo perceber quando aquela pessoa é agressiva apenas porque estava num momento de stress e até o foi sem intenção. Quando aquela outra que me ataca constantemente, o faz apenas porque de alguma forma se sente ameaçada. Quando aquela sequência de coices é motivada por quem sem coragem de assumir a sua opinião, indirectamente influencia a pessoa fraca que acaba por ser a marioneta de serviço frente a mim. 

Tenho aprendido a dar o benefício da dúvida.Tenho aprendido a procurar a parte melhor de uma má situação [quase sempre está lá]. Tenho aprendido a observar. Tenho aprendido a aceitar as mensagens que o meu inconsciente insiste em enviar-me. Tenho aprendido a compreender que as pessoas que de alguma forma nos invejam, só fazem mal a elas próprias. Começo a aceitar que preciso de perdoar quem me magoou para conseguir avançar. Dou valor a elogios mas não desvalorizo críticas feitas com boa intenção e que me fazem crescer e muito.

Acima de tudo quero muito não alimentar mal entendidos, quero falar quando tenho que falar e ter oportunidade de pedir desculpa sempre que errar. Sou humana, mas quero ser melhor pessoa e quero estar rodeada das melhores pessoas também. 

Conversar! Conversar muito!

Quero muito aprender a falar no momento certo.

Quero muito manter a calma de saber esperar e entender que tudo tem o seu tempo.

Porque a vida é uma escola onde não há lugar para descansos e onde como em qualquer escola, ou queremos aprender ou ficamos pelo caminho.


1 comentário:

  1. Muito bem dito, querida Niki :)
    Podes não ser calma, mas és sensata. O que é um atributo igualmente bom :)

    ResponderEliminar