sexta-feira, novembro 15, 2013

Das personalidades

Por vezes tenho vontade de escrever sobre personalidades. Apetece-me dizer que pessoas de personalidade fraca não são só pessoas que dizem sim a tudo, que não são só pessoas levadas pela corrente, nem só pessoas incapazes de tomar uma decisão sozinhas.

Há alturas em que quase digo que ser pessoa teimosa, estar sempre do contra e completamente inflexível e caprichosa, não pressupõe uma personalidade forte e não é necessariamente uma virtude [só me faz lembrar os pais que justificam o mau comportamento e falta de educação dos filhos com a tal da personalidade forte].

Há momentos em que dou por mim a pensar que não saber bem o que se quer é normal, cada um demora o tempo necessário para encontrar o seu caminho. O que já me parece personalidade fraquinha é aquele tipo de gente que não sabendo bem o que quer da vida, vai vivendo em função da inveja que sente do sucesso de outros. Que luta diariamente com a frustração de não ter feito aquilo, ter tido aquela ideia. Vai disparando em todos os sentidos, sempre na mira do outros, como se tivesse que provar ao mundo que também consegue, que também está ali e afinal vai-se esquecendo de quem verdadeiramente importa, vai-se anulando num negativismo criado por si própria e acaba por nunca conseguir focar-se no seu objectivo próprio.

Mas depois, a maior parte das vezes, deixo-me estar caladinha no meu canto porque não tenho formação nenhuma para estar a falar deste tipo de temas.




3 comentários:

  1. Também não tenho formação na área, só a experiência de lidar com muitas pessoas ao longo da vida...fraco e forte não é ´fácil de determinar que por vezes parece mais forte ostenta apenas uma carapaça para esconder a fraqueza....e depois todos nós somo únicos e como dizes temos nosso tempo próprio...não há que fazer juízos de valor...!
    Beijinhos e boa sexta!
    Maria

    ResponderEliminar
  2. É ignorar essas pessoas e tentar que não sejamos atingidos por esses disparos. Um bom fds Niki

    ResponderEliminar
  3. Nem sempre ter uma personalidade forte é uma virtude... é que pode entrar em choque com as crenças e com a personalidade de outras pessoas. Digo isto por conhecimento de causa e infelizmente sentida na pele. Sou muito determinada e há quem não perceba bem isso!

    ResponderEliminar