quinta-feira, agosto 29, 2013

Coisas que só eu!

Isto de organizar festas de aniversário tem muito que se diga! Uma pessoa entusiasma-se e quer fazer tudo, convidar toda a gente, tem mil e uma ideias na cabeça e depois fica frustrada porque não há orçamento que aguente tanta mariquice e às tantas no meio de tanta decisão, uma pessoa frita!

Há uns dias enviei um mail a pedir para reservar um espaço que era exactamente o que procurava, com uma sala equipada com mesas, um imenso jardim e o melhor de tudo, era grátis!  Entretanto não vinha resposta e optei por telefonar. A resposta que tive não foi a que queria, estava já lotado para o dia de aniversário da minha filha. Adiante, passámos à frente e ontem acabámos por reservar outro espaço.

Hoje recebo ofício com a reserva do primeiro espaço, o tal perfeito!

Fico danada e mando mail ao meu marido a dizer algo como:

- "olha-me esta merda!"

De seguida aproveito e respondo também à pessoa lá do tal espaço a agradecer e tal, mas dando sem efeito porque entretanto  já tinha outro reservado.

Já se está mesmo a ver o filme, não está?  O Gmail no telemóvel é chato e pumba, reencaminhei toda a conversa com o meu marido, também! Cocó incluído!

Ironias da vida

Há que tempos que ouvia no café a mesma conversa acerca de um tal rapaz que participou na casa dos segredos e que morava ali onde cresci. 

- Tu conheces pá! Morava ali em baixo, não estás a ver?

Confesso que nunca liguei muito ao assunto. Olhei para o rapaz, não reconheci (e agora olho para a cara do miúdo com olhos de ver e até vejo ali a mãe, é igual!) e portanto presumi que fosse bem mais novo que eu, dado que não me lembro de alguma vez me ter cruzado com ele (tal como nunca me cruzei com a menina bonita das novelas, que ao que parece também morava lá).

Um destes dias soube quem era o tal rapaz porque em todas as revistas cor-de-rosa era notícia a morte do seu pai. Afinal o rapaz era filho do Licas e esse sim, eu conhecia. Não éramos amigos, mas morávamos ali bem perto e entre outras coisas, recordo-me bem da paixoneta da minha melhor amiga por ele e do medo que eu tinha do ser ar sério e reservado. 

Morreu cedo e apesar de ser apenas o vizinho giro a quem lançávamos olhares e risinhos parvos, a notícia deixou-me obviamente, chocada e triste.

Poderia ser mais um motivo para brincar com a minha cabeça sempre no ar, se não fosse a triste ironia que advém do facto de eu apenas ficar a saber quem é o rapaz da casa dos segredos, porque o Licas morreu! .

E este mês de Agosto tem sido recheado de notícias destas, tristes...



quarta-feira, agosto 28, 2013

A felicidade é quase nada! (Repost)

Hoje fez sentido para mim republicar este texto. Fui procurar e, coincidência talvez, reparei que o escrevi precisamente há um ano atrás, quase à mesma hora! A minha vida ultimamente anda cheia de coincidências!
***
Sempre fui uma pessoa de minorias, sempre que tive de escolher entre aqueles que estavam bem vistos e aqueles que de alguma forma precisavam de mim optei pelos segundos. Desde criança que sou assim, nunca deixei de brincar com a Solange que tinha piolhos e andava sempre suja quando todos a excluíam e criticavam porque ela estava sempre sozinha e eu podia minimizar a sua solidão! 

Nunca deixei de ser amiga da Helga anos mais tarde apenas pela sua má fama e por poder ser rotulada da mesma forma porque eu conhecia a sua essência e ela era minha amiga!

Jamais deixo de tomar café com uma colega de trabalho que sempre foi simpática comigo porque todos os outros dizem que é uma cabra cínica!

E se estiver no meio de uma qualquer "batalha" em que de um lado tenho trezentos amigos com uma opinião e do outro apenas um com uma opinião contrária e se perceber que mesmo não tendo 100% da razão consigo, esse amigo que está só precisa de mim ao seu lado, contra tudo e todos e sob pena de ser julgada por tomar partidos e ser acusada de ser parcial, eu vou estar ali para apoiá-lo! Vou estar com ele na presença dos outros e vou chamá-lo à razão quando estivermos sozinhos! Porque para mim é isto que os amigos devem fazer!!! Momentos infelizes todos temos e nem toda a gente tem o dom de embelezar palavras para que aquilo que se quer dizer seja entendido de uma forma menos agressiva! 

Sou uma pessoa humilde, que assume os seus erros e dá a mão à palmatória sempre que for preciso mas não sou ingénua e consigo ver além do que é óbvio e isso é que devia ser inato, o ler nas entrelinhas! E repito, se o importante for estar ao lado de quem não tem razão porque percebo que essa pessoa precisa mais de mim, é desse lado que vou estar, pelo menos perante os outros!
 
Defendo que tudo deve ser discutido amplamente e com profundidade e sempre acreditei que o confronto é o único caminho para que o ser humano possa aprender e até mudar as suas opiniões e há uma coisa que eu não consigo tolerar, a arrogância de todos os que sabendo escrever correctamente, manter uma conversa cordial e educada se esqueçam e critiquem aqueles que não tiveram talvez as mesmas oportunidades de vida e que o mais certo é que esse seja um dos motivos porque se conseguem fazer entender por poucos!

A Felicidade é quase nada e mesmo que dure alguns minutos, segundos, devemos alimentar a nossa memória com ela e eu sei que já contribuí para a felicidade de muita gente com pequenos gestos! Se tenho perdido muito com esta minha personalidade? Talvez, mas o mais certo é que tenha perdido aquilo que não me fazia falta e sabem o que é mais importante? É eu chegar à cama, deitar a cabeça na almofada e dormir profundamente porque é a minha consciência que conta!

*Foto google images

segunda-feira, agosto 26, 2013

Conversas à hora de almoço

Lamentava-se um colega:

- Unhas de gel é horrível!!! Principalmente aquela com que o meu filho estava a brincar e que apanhou na areia da praia!!! Pronto, até era uma unha bem arranjada e isso, mas é horrível!

É... também me parece que sim, desse ponto de vista! 

sexta-feira, agosto 23, 2013

Diz que é sexta!

E nós vamos até ali ao Alentejo aproveitar mais um bocadinho o sol!
Pode ser que entretanto apareça uma boa ideia de local para a festa de aniversário da miúda, que é como quem diz: "O Alentejo é já aqui e mais perfeito que isto, não há! "
Bom fim de semana!

quinta-feira, agosto 22, 2013

Médico de família

Há cerca de dois anos começaram a ligar-me do centro de saúde dizendo que tinham um médico de família, perdão, um médico de saúde familiar para nos atribuir, caso aceitássemos mudar para outra unidade, igualmente perto de casa.
Eu que já tinha tido a minha cota parte de chatices e filmezinhos no antigo centro, e que até tenho seguro de saúde, declinei amavelmente a oferta. Ligaram uma, ligaram duas, ligaram três (até para o meu marido ligavam) sempre com a mesma conversa!

Tanto me chatearam que acabei por mudar de centro e passámos assim a ser utentes com um médico de saúde familiar!

Nunca lá metemos os pés até a miúda ser operada e eu precisar do atestado. E devo dizer-vos que fiquei maravilhada!

Encontrei uma unidade moderna e arejada, assistentes super competentes e simpáticas, fui rapidamente atendida e o médico era top!
Passámos (mais eu, na verdade) a ir lá algumas vezes.
Habituei-me às conversas dos idosos que ao Domingo vão ao baile e saltam e pulam e à segunda estão no posto, todos apanhados disto e daquilo. Até já acho piada aos constantes lamentos,"ai eu", "ai os meus ossos; é terrível", "ai no Natal já cá não devo estar".

A minha opinião é que se o serviço ali funciona, porque não usar?

A sério..... vocês estão mesmo a engolir esta conversa??

A verdade verdadinha é que o meu médico é giro de morte pá!!!

Hoje foi dia de consulta.... ai, ai... uma pessoa perde-se ali a olhar enquanto ele analisa os resultados dos exames e vai registando no computador, espalhando pelo o ar aquele perfume maravilhoso,  medindo a tensão e dizendo baixinho"nao fale agora", e uma pessoa viaja na maionese e lamenta não ter estudado mais e em vez de se ter baldado a tantas aulas, ter tido a brilhante ideia de ir estudar medicina e fazer o internato no Seattle Grace Hospital, porque este meu doutorzinho só pode fazer parte da temporada que ainda não saiu da anatomia de Grey!

Os resultados dos meus exames? Estão bons!

Ele é tão querido, viu tudo ao pormenor e ia dizendo que estava tudo bem! Com ele até a vesícula que não tenho, está bem!

Tão bom médico!  {Suspiro}

quarta-feira, agosto 21, 2013

E a festa da Ana? (Sim, ainda vou muito a tempo!)

Bem, a festa da Ana serviu para angariar cerca de 300 doações de sangue e de potenciais dadores de medula e isso é fantástico! Mas quem é que me vai pagar a terapia que preciso desde aquele dia? Vou sofrer para o resto da vida, consequência do trauma causado naquele momento em que uma senhora me agarrou pelo braço, com uma força brutal, me olhou nos olhos completamente irada e disse aquelas palavras carregadas de ódio, que nunca mais irei esquecer e que ainda me fazem acordar durante a noite sobressaltada:

- Onde é que está a Claudia Vieira? A Cláudia Vieira não vem? Vocês disseram que a Cláudia Vieira vinha! Eu vim para ver a Cláudia Vieira! Não se admite a Cláudia Vieira não estar aqui! A culpa é sua, diga-me lá que a Cláudia Vieira vem!

E eu disse que sim, que devia estar a chegar e fugi!!!!

(sim, menina da porta, naquele momento em que quase lhe arranquei o braço para entrar à pressa, eu estava a fugir! Desculpe, sim?)

***

A festa da Ana? A festa da Ana foi assim como estar numa nuvem de amor, rodeada de um ar que se forma quando tanta gente boa se junta! Foi o estar cansada, com açúcar cor-de-rosa em todas as partes do meu corpo mas feliz e com o orgulho de poder dar aquela ajuda, por mais pequena que tenha sido no meio de tanta solidariedade! O sorriso automático e inevitável a cada vez que os meus olhos cruzavam o mar que vive nos da Ana, a quem queria muito ter pegado ao colo e dizer ao ouvido que tem os melhores pais do mundo! O abraço apertado e bom que só a ursa tem igual! O trazer para casa tanta gente que me ficou no coração, mesmo que não tenham dado por isso!

A festa da Ana foi mesmo uma festa de Anor!

segunda-feira, agosto 19, 2013

Das férias

Este ano fomos até Tavira!

Não foram propriamente as férias que se esperavam, a miúda adoeceu (aproveito para dizer que tive o melhor atendimento de sempre por parte da Drª Manuela na urgência pediátrica do hospital de Faro!) e por isso estivemos mais tempo entre quatro paredes do que propriamente a passear e a aproveitar o tempo maravilhoso que esteve, mas deu para conhecer um pouco da cidade, as magníficas praias, a fantástica aldeia de Cacela Velha, Manta Rota, a ilha do farol e o vendedor de bolas de Berlim mais castiço de sempre, Cabanas de Tavira e o belo arroz de lingueirão que nunca tinha experimentado e adorei!

Deu para, não fartar (que nunca farto), mas para enfardar figos como se não houvesse amanhã, graças à querida Fátima (cujo o link para o blog não estou a conseguir pôr como deve ser, mas é este http://opimpolhinho.blogspot.pt/, logo ponho direitinho) e ao seu marido simpático! 5 estrelas, mesmo!

Mas meus amigos, eu sou pessoa que não vai para nova e que vá... não gosta muito de andar! Tenho que confessar que para mim férias perfeitas têm que ter ali a praia à porta e uma piscina 3 passos ao lado e em Tavira anda-se demais até às praias, de barco na maior parte e isso achei chato!

Mas o problema sou eu tá, não é Tavira!










Demos um saltinho a Espanha para me abastecer de cuajada!
No regresso a casa ainda deu para ir ter com amigos, conhecer e adorar a praia fluvial de Minas de S. Domingos! Acreditem que vale bem a pena conhecer!
Depois chegámos a casa e a bicha (sim, a tal que adoeceu em Tavira) fica com varicela! Este ano foram umas férias extremamente proveitosas e descansadinhas.....................

terça-feira, agosto 13, 2013

Que bem se está nos subúrbios #8

Estávamos nós na ronha, eu e elas, quando oiço um barulho vindo da porta de entrada de casa. Pensei que fosse ele que tivesse passado por aqui enquanto trabalhava e que não estivesse a conseguir abrir porta, já que a minha chave está sempre na fechadura por dentro.

Levantei-me, dirigi-me para a porta e começo a ouvir vozes de homens e o som da chave a forçar a fechadura! Espreito e vejo dois homens! A seguir a isto foi um filme!

Posso ter gritado em histeria coisas como:

"Bichas, escondam-se no roupeiro e não façam nenhum barulho!"

"Aconteça o que acontecer, não abram a porta do roupeiro!"

"Desapareçam daqui ou chamo a polícia!"

"Eu tenho uma arma e faço tudo para proteger as minhas filhas!"

"Bichas, a mãe ama-vos!"

Do outro lado o silêncio e depois isto:

"Olha que esta, não deve ser aqui!"

"Oh, pois não! É no andar de cima"

"Acho que assustámos a miúda!"

Um pedido de desculpas teria sido, vá, simpático!