quarta-feira, abril 30, 2014

Sapatos à porta de casa!

Há algum tempo que ando a pensar criar o hábito de deixar sapatos à porta. 

Talvez a minha preocupação com a limpeza da casa seja exagerada, mas a verdade é que fico doida quando 5 minutos depois de aspirar e lavar, já o chão está todo sujo!

Não é preciso ser sábio para perceber que 80% do lixo que anda pela casa, vem agarrado aos nossos pés e convenhamos, quem é que gosta de andar sempre a dar uma de xepa de volta da faxina?

Pois bem, quanto menos sujarmos, menos temos que limpar!

Além da parte prática e higiénica desta medida, tenho sempre em mente que este é um costume japonês que significa não só a higiene física mas também espiritual. Oh, não custa tentar!

A verdade é que ainda que pense nisto há algum tempo, não sei bem por onde começar, como organizar a entrada de forma a mudança se torne praticável e também não quero impor esta prática às visitas, portanto ainda está em fase “Um dia…”.

Desse lado há adeptos desta prática? Têm sugestões para tornar este hábito em algo simples e que passe a tornar-se rotina do dia-a-dia?

Ando a tentar inspirar-me e por isso aceito todas as vossas dicas!








Fotos google images






8 comentários:

  1. Lá em casa por enquanto é assim:
    No rés-do-chão podemos andar se sapatos (com excepção da carpete da sala onde a pequena acaba muitas vezes a rastejar e que por isso tentamos evitar), no primeiro andar é proibido andar de calçado de rua.
    Eu pessoalmente assim que entro em casa desclaço-me, e acabo por não andar dentro de casa calçado, é um hábito antigo, mas que não é acompanhado pela minha mulher, portanto é apenas por isso, hábito...

    ResponderEliminar
  2. em minha casa não entra um sapatinho que seja, não passam da garagem ou do hall adjacente... acima de tudo por uma questão de higiene de quem tem crianças pequeninas em casa que passam a vida a rastejar pelo chão. É um habito de familia, pelo que a familia qd lá vai desclaça-se mesmo e há sempre um cesto cheio de pantufas e chinelos. As restantes visitas não se descalçam, mas confesso que ficavam bem mais confortáveis de o fizessem :p. Quanto à organização: 2 sapateiras e um cesto de verga à entrada sob o bengaleiro, resolvem o assunto. O chão está sempre impecável...acumula pó essencialmente.

    ResponderEliminar
  3. Mal chego a casa das primeiras coisas que faço é tirar os sapatos, tenho uma sapateira na entrada da casa por isso já tenho esse hábito! :)

    ResponderEliminar
  4. E ,eu a pensar que era só uma mania minha...Fazemos isso desde que a a nossa filha era bebé...e já lá vão 22 anos!Higiene acima de tudo!
    Sapateira à entrada para os sapatos de rua...e um cesto de chinelos para todos,todos mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Na minha casa não passa de uma intenção ter esse hábito implementado...mas por aqui não sendo o maridão ninguém aguenta os sapatos da rua nos pés depois de entrar em casa...!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Eu adorava fazer isso! É uma parvoice, se adoravas porque não fazes, não é? Até porque o meu marido também acha uma ideia fantástica. E com miúdos pequenos devia ser quase obrigatório. A ver se passamos da ideia à prática, mas confesso que pedir a quem chegue que se descalce, me custa um bocado, mas se implementássemos no dia a dia já faria a diferença. E o dia a dia é que conta.

    ResponderEliminar
  7. Bem por aqui é um hábito desde sempre. Normalmente entramos ou pela garagem ou pela porta da cozinha. Na garagem os sapatos ficam logo das estantes arrumados, quando é pela cozinha ficam à porta e depois é só arrumar. Temos chinelos para todos e nunca andamos calçados dentro de casa. :)

    ResponderEliminar
  8. Exactamente como a Silvia.... :) A família chegada até já trazem chinelos e quando se esquecem pedem! Porque tb têm esse hábito e nao porque lhe tivesse sido imposto. Até porque as restantes visitas andam calçadas tal qual como vêm da rua....
    Vais ver que notas a diferença na primeira semana! :)

    ResponderEliminar