terça-feira, maio 06, 2014

Inspirações da cozinha #8

A receita desta semana é da Teresa, uma das participantes mais activas do nosso grupo da cozinha e uma das rainhas das pavlovas [aquela maravilha que eu não consigo fazer, sai sempre molotof], reparem bem neste pecado!






“Cozinhar é um modo de amar os outros” 
Mia Couto

E eu adoro cozinhar! 
Teresa Martins

Mini-Pavlovas com doce d’ovos

Ingredientes

4 claras
16 c sopa de açúcar (4 cs por cada gema)
1 c sobremesa de maizena
1 c sobremesa de vinagre (ou sumo de limão)

Modo de preparar

Pré-aquecer o forno a 180º com ventilação (160º se for a gás).
Bater as claras em castelo. Quando estiverem firmes juntar a pouco e pouco o açúcar (cerca de duas colheres de sopa de cada vez) sem deixar de bater até ficar um merengue bem brilhante e firme, formando picos. Juntar a maizena e o vinagre e voltar a bater somente para envolver.
Colocar o merengue divido por quantas porções se desejar (dá para 4 minis “grandes”, deixar algum espaço entre elas pois vão crescer), sobre uma folha de papel vegetal não untado e espalhar em forma de círculo, deixando uma ligeira cavidade no meio para a cobertura. Levar ao forno e baixar imediatamente a temperatura para os 150º com ventilação (120º a gás) durante 1h sem nunca abrir o forno.
Deixar arrefecer dentro do forno (pode ser feito no dia anterior, descansando durante a noite).
Quando frias, retirar o papel vegetal e transpô-las para um prato de servir com cuidado para não estalar.

Creme de ovos

4 gemas
4 c sopa de açúcar
4 c sopa de água

Misturar os ingredientes todos com uma vara de arames e levar ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retirar do lume, continuando a mexer. Deixar arrefecer.

Bater as natas bem frias, adicionar açúcar a gosto e 1 colher chá de essência de baunilha (opcional), até ficar em ponto de chantilly (começar numa velocidade mais baixa e só depois aumentar). Colocar no frio até a hora de servir.


Colocar o chantilly sobre a(s) pavlova(s), a seguir o creme de ovos e polvilhar com amêndoa laminada (pode ser torrada ou não) e nozes.


3 comentários: