segunda-feira, julho 13, 2015

Inspirações na cozinha | Cheesecake de Framboesa

Durante algum tempo deixou de haver na minha vida "espaço" para a cozinha. Cozinhar começou a ser aquilo que nunca tinha sido, uma quase obrigação. Nos meus fins de semana particularmente começou a notar-se esta ausência e a falta de tempo foi sempre a desculpa mais à mão que fui dando a mim mesma, mas a verdade é que para mim cozinhar sempre foi sinónimo de serenidade, prazer, felicidade.....

Sinto que começa a haver novamente o tal "espaço" e um dos motivos [há outros que merecem muito ser contados, mas lá chegaremos] é sem dúvida este grupo (clicar em cima pode causar dependência, aviso já!) que me surpreende a cada dia!

Neste fim de semana, entre outras coisas muito doces, houve espaço para isto!



CHEESECAKE DE FRAMBOESA



Na lista de compras

2 pacotes  de queijo creme (marca branca Pingo Doce sempre, para mim é o melhor em relação qualidade/preço)
2 pacotes de natas
6 c. sopa bem cheias de açúcar
4 c sopa de manteiga
1 pacote de bolacha maria ou torrada
2 pacotes de Cuajada (ou 6 folhas de gelatina incolor, mas o toque especial desta cheesecake vem mesmo da cuajada)
100ml de leite (apenas para desfazer a cuajada)
Doce de framboesa e framboesas frescas para a cobertura

Na bancada da cozinha

Triturei as bolachas na Bimby,  alguns segundos na vel.7,  juntei  a manteiga que estava à temperatura ambiente  e misturei mais alguns segundos até ficar homogéneo.  (na falta de bimby, é usar o liquidificador)

Fui a correr pedir a forma de aro emprestada, cobri o fundo com a base forrada com papel vegetal , calquei bem e levei ao forno a 180º durante 5 minutos.

Pedi ao meu ajudante que rapidamente desligasse o forno porque o dito é tão, mas tão bom, que mais de 5 minutos e teria base de bolacha cor de oreo. Ele desligou mas não tirou de dentro a forma e acabei por ter na mesma a base da cor da bolacha oreo, mas esta parte não é para contar porque para tudo há solução e se eu disser que a culpa foi dele, para a próxima não me ajuda!

Entretanto na bimby,  juntei o queijo, as natas, o açúcar e a cuajada  já diluída e liguei 6min, vel.4, 90º. (na falta de bimby é levar estes ingredientes ao lume num tacho e ir mexendo sempre até levantar fervura e ganhar consistência).

Verti o preparado por cima da base de bolacha (que já tinha a cor normal, não a cor de oreo) e levei ao frigorifico para solidificar.

Fui jantar e quando regressei, cobri a cheesecake com doce de framboesa, decorei com framboesas frescas e amêndoa laminada e no dia seguinte levei-a a passear até à Costa da Caparica onde foi muito bem recebida (e eu também, já agora)!

Boa semana gente gira!
     

3 comentários: