Eu sou péssima a estar parada e quando me falam em "repouso", os trezentos e cinquenta bichos carpinteiros que comigo habitam este corpinho, entram em alerta e ficam mais acordados do que nunca!
Segundo dia em casa e já morria de tédio no sofá. Entre computador, tv cines, xixis e assaltos à cozinha, começava a não ser fácil, por mais parvo que vos possa parecer.
De repente o Lino diz-me que precisava de levar hoje qualquer coisa para um pequeno almoço partilhado no trabalho e apeteceu-me logo ir para a cozinha. Claro que não podia fazer uma tarte e não a provar, portanto fiz duas e tenho que partilhar a receita, já que fica uma tarte muito agradável e perfeita para o dia de hoje!
INGREDIENTES
Para a Massa
200g de farinha
50g de côco ralado
125g de açúcar
1 ovo
100g de manteiga sem sal
Recheio e decoração
1 litro de leite
4 gemas
100g de farinha
côco a gosto
1 pacote de natas para bater
Polpa de maracujá qb
Romã qb
PREPARAÇÃO
Preparem a massa misturando todos os ingredientes. Eu misturei na bimby, 15sg Vel. 5, mas podem amassar até com as mãos. A massa deve descansar no frio, pelo menos meia hora.
Entretanto preparem o recheio, juntando o leite, a farinha, as gemas e o côco. Se tiverem bimby façam-no 9 min, Temp. 90, vel. 4. Sem bimby terão de levar a lume brando mexendo sempre até engrossar. Retirar do lume e deixar arrefer enquanto a massa vai ao forno.
Forrem com papel vegetal uma tarteira (eu prefiro as de fundo amovível), cubram com a massa e de seguida levem ao forno aquecido a 180º mais ou menos 20 minutos, até ficar dourada.
Depois da massa pronta, deixem arrefecer (se conseguirem esperar, eu não consegui!) e passem para um prato, recheiem com o creme e levem ao frigorífico.
Depois de completamente fria, decorem com as natas batidas, a polpa de maracujá e os bagos de romã que dizem, trazem amor, saúde e dinheiro a quem os comer no dia de Reis!
Não custa tentar, pois não?
Feliz dia de Reis!
Que bom aspeto. Deve ser uma delicia :)
ResponderEliminar