terça-feira, janeiro 16, 2018
As super Nany e as super Mães!
Posted by
Susana
Eu vi o programa no domingo. Eu até estava curiosa, não conhecia o formato e ainda pensei que pudesse trazer alguma ajuda com "dicas" e conselhos de uma profissional, porque eu não sou uma super Mãe e há momentos em que também desespero por não saber bem o que fazer mais para dar a volta àquela birra.
No final do programa, também eu (à semelhança de tanta gente que viu a super nanny) percebi que afinal não há ali grande coisa a aproveitar-se. Há em horário nobre a exposição exagerada e humilhante de uma criança e da sua família cansada e a precisar realmente de ajuda e era aqui que queria chegar.
Será que a Mãe da Margarida tinha noção daquilo a que estava a sujeitar a filha ou será que era apenas uma Mãe esgotada e a precisar desesperadamente de ajuda, tendo sido esta a forma que na altura lhe pareceu a certa? Eu não sei e por isso não me vou pôr a criticar só porque não gostei do que vi!
A estratégia usada pela psicóloga também está a chocar toda a gente. Não me digam que eu sou a única mãe do mundo que muitas vezes tem de negociar com as filhas para que alterem o comportamento?
"Marta o comportamento na escola não tem sido bom, por isso não vais à visita de estudo à Kidzania. Para ires à próxima, tens de melhorar na escola."
E o banquinho? Também nunca disseram aos vossos filhos:
"Agora vais um bocadinho para o quarto pensar no que acabou de acontecer e quando estiveres mais calma, vens conversar comigo!""
Sério? Sou só eu? Sou uma péssima mãe, de certeza!
E agora pergunto, e as super-mães dos baby blogs encenados que nos vendem vidas perfeitas? Essas mesmo que sem ver sequer o programa, não deixaram de opinar e mostrar-se indignadas? Aquelas que sabem sempre tudo sobre educação e mostram que o único caminho é ter toda a paciência do mundo para os filhos (a parte da empregada que têm a tempo inteiro para estar com os filhos, é pormenor) mas que em eventos não deixam a criancinha ir fazer xixi porque ainda tem que tirar 25 fotos (true story)? Isto não é uma forma exagerada de exploração/ exposição?
Olhando para as redes sociais, blogues e afins, chego à conclusão que com os filhos dos outros somos todos muito bons pais!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Subscrevo cada palavra.
ResponderEliminar