terça-feira, outubro 20, 2020

Plantas Infelizes no inverno - 7 razões




É verdade que as plantas adoecem mais facilmente no inverno, mas às vezes não é a mudança de estação, às vezes és tu que não estás a dar a atenção necessária à tua planta!


7 razões que podem explicar porque as tuas plantas não estão felizes!


 REGAS SEM PENSAR 

Insisto sempre nisto porque a verdade é que muitas plantas morrem afogadas e temos que acabar com esta tendência!

É simples na verdade.

Seja inverno ou seja verão, não tenhas medo de enfiar o dedo no substrato para perceber se as tuas plantas precisam ou não de água.


 A QUE HORAS REGAS AS TUAS PLANTAS? 

Não basta ter cuidado com o número das regas, é necessário ter cuidado com a hora da rega. 

Seja em que estação for, deves regar sempre as tuas plantas de manhã. No verão porque se as regares durante as horas de maior calor, poderão sofrer com o choque térmico e no inverno porque assim vais dar tempo para que sequem um pouco antes do anoitecer, evitando a criação de fungos que podem dar cabo das tuas meninas em três tempos.


  TIRAS AS MEDIDAS ÀS TUAS PLANTAS?

Que é como quem diz, olhas para elas com olhos de ver? 

Espreitas e tocas as folhas e o subbstrato para perceber se andam por ali bichezas?  Se com o verão quente que tivemos este ano foi uma farturinha em termos de pragas, prepara-te porque no inverno elas não desaparecem!

Uma limpeza regular das folhas ajuda muito a prevenir e há mil receitas de soluções caseiras e naturais por essa internet fora e que são um bom recurso à prevenção.


 LEVAS AS TUAS PLANTAS AO SALÃO DE BELEZA?

Se cortas o cabelo e as unhas aos miúdos, porque raio achas que as plantas não precisam que lhes cortes as folhas mortas?

Se há folhas doentes ou partidas, devem ser cortadas para revigorar a planta, assim como as folhas secas devem ser retiradas para não criarem fungos.


 ESTÁS A ENGORDAR AS TUAS PLANTAS PARA O NATAL?

 Já regaste, já limpaste, já trataste e como ainda a achas fraquinha, vai de lhe dar fertilizante!

Não faças isso, "alimento" a mais vai matá-las!. 

É verdade que para se desenvolverem bem as bichinhas necessitam de nutrientes, mas tem sempre em atenção a época do ano em que nos encontramos. No inverno por exemplo, a única fertilização que eventualmente poderás utilizar é a que é feita com adubos de libertação lenta. (sabes aquelas bolinhas que por vezes vêm no substrato da planta quando compras? são adubos de fertilização lenta)  


 ESTAVA TÃO ARREPIADINHA QUE ACHASTE QUE PRECISAVA DE UM ARZINHO?

Não exponhas as tuas plantas a correntes de ar, algumas são umas autenticas divas e vão chatear-se tanto com isto que te vão falecer só de vingança!


 OLHASTE PARA AQUELA MIÚDA QUE CRESCEU TANTO E ACHASTE POR BEM OFERECER-LHE CASA NOVA?

Nesta altura do ano as plantas estão em descanso, tenta deixá-las sossegadas e evita fazer mudas de vasos agora. Quando chegar a primavera será a altura ideal para fazer a mudança!




E desse lado, tens alguma dica para partilhar comigo?






Sem comentários:

Publicar um comentário